Domingo, 21 de Setembro de 2008

A importância da Internet na Comunicação Politica

Embora seja uma área que ainda não esteja suficientemente explorada pelos vários agentes políticos, o crescente número de utilizadores da Internet começa a despertar cada vez mais o interesse enquanto forma de divulgação da mensagem política.
 
O aumento da utilização da Internet para fins políticos, alimenta a criação de um ciclo: aumentam os conteúdos sobre actividade política, que por sua vez potencia a prática corrente de consulta dos mesmos.
 
A Internet possui características únicas para a comunicação política, é rápida, interactiva, não está sujeita a limitações temporais e no espaço, é eficaz na capacidade de resposta e não possui custos elevados atendendo as suas capacidades.
 
A criatividade na sua utilização é essencial e pode fazer a diferença. Com poucos recursos financeiros é possível obter melhores resultados se a utilização da Internet primar pela diferença e objectividade na sua mensagem.
 
O uso da Internet não se resume à comunicação externa, é também um meio eficaz na comunicação entre uma estrutura. Permite uma resposta rápida ou divulgar de imediato uma iniciativa. Permite a qualquer momento enviar e-mails, newsletters ou alterar o conteúdo de uma página. Podemos ainda através de uma mailing list difundir rapidamente uma mensagem para milhares de pessoas sem custos acrescidos.
 
A interactividade é outra das valência da Internet. O contacto directo através de entrevistas interactivas, chats, fóruns e e-mails contribuem para uma comunicação directa e personalizada entre uma organização política e os utilizadores.
 
É necessário no entanto ter algumas atenções para a utilização deste meio. A utilização de alguns recursos como chats e fóruns requerem atenção por parte dos responsáveis políticos. A não filtragem de algumas mensagens que são enviadas, pode ter um efeito recíproco e a discussão pode ser usada para enxovalhar alguns participantes.
A utilização da Internet como comunicação política não se resume a páginas oficiais dos partidos. Actualmente podemos encontrar sites/blogs criados por entidades regionais, locais, sociais, ou mesmo de entidades próximas das organizações políticas que desenvolvem temáticas específicas.
Se existir coordenação entre todas as entidades, os resultados alcançados são significativamente superiores.
 
 
Bruno Ferreira
Director Nacional de Informação da JSD
publicado por jsdmarinhagrande às 21:59
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Encontro de Gerações - JS...

. Campanha de Combate à Abs...

. Plenário de Militantes - ...

. JSD Marinha Grande nos ór...

. JSD FOMENTA PARTICIPAÇÃO ...

. Proposta de Moção da JSD

. ASSEMBLEIA MUNICIPAL

. CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA...

. UNIVERSIDADE EUROPA

. Plenário de Secção - part...

.arquivos

. Maio 2011

. Abril 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Junho 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds

.Google Analytics