Terça-feira, 9 de Setembro de 2008

Marinha Grande, o nosso concelho

 
 
Onde estamos:
A Marinha Grande pertence ao distrito de Leiria, região Centro e subregião do Pinhal Litoral. É sede de um município com 181,37 km² de área e 34 153 habitantes (2001), subdividido em 3 freguesias (Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria). O município é limitado a norte e leste pelo município de Leiria, a sul por Alcobaça e a oeste tem litoral no oceano Atlântico. É composto por uma paisagem natural única: o Pinhal do Rei funde-se com várias praias do concelho, das quais se destacam, São Pedro de Moel e a Praia da Vieira.

Feriado Municipal:
O feriado municipal é a quinta-feira da Ascensão. Este dia faz parte do calendário cristão e tem lugar 40 dias após o Domingo de Páscoa. Depois que a Igreja o passou a considerar um dia normal, continuou a ser comemorado pelos vidreiros e suas famílias que neste dia, a pé, de bicicleta, ou de carro, se deslocam para a Mata, onde passam o dia em convívio.
            A Câmara Municipal, tendo em conta a forte tradição dos marinhenses, que comemoravam este dia, em piqueniques, passeando a pé, de bicicleta ou de carro pela Mata, deliberou que o Dia da Espiga passasse a ser feriado municipal. Tradicionalmente, neste dia, as famílias e os amigos juntam-se e vão para a Mata, especialmente para um local chamado Tremelgo. Aí, estende-se a manta de retalhos no chão, destapa-se o tacho, serve-se o tradicional coelho com ervilhas, os pastéis de bacalhau, o pão-de-ló. À noite as pessoas regressam, trazendo a bicicleta ou a carro enfeitados com grandes ramos de verdura e flores campestres. Esse tipo de ramo chama-se a Espiga e é composto por uma espiga de trigo, um ramo de oliveira e uma papoila e deve ser guardado até ao ano seguinte, pois dá sorte. Daí que esta quinta-feira seja também conhecida por Dia da Espiga.
 
Bandeira Municipal:

A bandeira municipal foi desenhada pelo marinhense João de Magalhães Júnior, logo após a restauração do concelho. 
É esquartelada de amarelo e negro. Cordões e borlas de ouro e negro. Haste e lança douradas.  
As armas são vermelhas, com um pinheiro de ouro freitado de verde, sustido de negro, sainte de um contra-chefe de dunas de areias de prata.
Hino do Concelho:
O hino do concelho foi Criado em 7 de Abril de 1932 pelo maestro António Augusto Lopes, foi tocado pela primeira vez em público aquando das comemorações do 15º aniversário da restauração do concelho.

Indústria Vidreira:
A história da formação e desenvolvimento do concelho está intimamente ligada à indústria do vidro, que aqui encontrou condições geográficas favoráveis ao seu estabelecimento.
Contudo, é só a partir de 1769, sob a administração de Guilherme Stephens- homem de carácter empreendedor e grande industrial - que se deve o maior desenvolvimento da indústria do vidro.
Embora a economia da cidade já não viva da actividade vidreira, não se poderá negar a sua importância no contexto histórico, social e económico.
A demografia, as modalidades de ocupação do espaço, a estrutura económica e social, as atitudes face à cultura ou ao associativismo, a elaboração de discursos e práticas de identidade local, evoluíram durante larguíssimas décadas, sob forte influência desta actividade. A introdução, desenvolvimento e evolução do fabrico do vidro é, sem margem para dúvidas, o facto mais saliente da história marinhense dos últimos 250 anos.
publicado por jsdmarinhagrande às 21:27
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Encontro de Gerações - JS...

. Campanha de Combate à Abs...

. Plenário de Militantes - ...

. JSD Marinha Grande nos ór...

. JSD FOMENTA PARTICIPAÇÃO ...

. Proposta de Moção da JSD

. ASSEMBLEIA MUNICIPAL

. CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA...

. UNIVERSIDADE EUROPA

. Plenário de Secção - part...

.arquivos

. Maio 2011

. Abril 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Junho 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds

.Google Analytics